KOTA - Tecnologia e auditoria em finanças públicas

Apresentação

KOTA Tecnologia e Auditoria em Finanças Públicas na busca da efetividade no planejamento, execução, controle e na prestação de contas dos recursos financeiros originário do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com observância às manifestações e decisões do FNDE e do TCU, oferece o curso online e ao vivo de capacitação na aplicação das técnicas e práticas na gestão financeira da Caixa Escolar.

O aprendizado será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD) – com 100% das aulas ONLINE e AO VIVO, com estratégias interativas, aplicação de diálogos teóricos, construção e discussão de casos práticos na perspectiva do Fundo Nacional de Educação (FNDE) e do Tribunal de Contas da União (TCU), em uma construção do saber, levantando argumentos e contra-argumentos do ponto de vista do professor e dos colegas, possibilitando esclarecimentos de dúvidas em tempo real.

Cabe a entidade Executora (EEx – Secretaria de Educação Estadual e Municipal) o auxilio às Unidades Executoras (UEx – Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Caixa Escolar) na valorização e disseminação do conhecimento para saneamento das dúvidas nas prestações de contas e até mesmo a disponibilização de profissional para realização dos serviços contábeis. (art. 26 da Resolução CD/FNDE nº 10/2013, ratificada nos arts. 2º, 10 e 15 da Portaria nº 177/2021 e consolidado na Resolução CD/FNDE nº 15/2021).

Informações Gerais

Secretários de Educação e Finanças, Diretores de Escola, Secretários da Caixa Escolar, Conselheiros Escolares, demais servidores públicos, profissionais e estudantes que desejam imergir ou ampliar seus conhecimentos e técnicas na gestão administrativa, contábil e financeira e na prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Visando à facilitação do aprendizado serão disponibilizados materiais de apoio e normas legais em formato digital, por meio de acesso do recurso do URL (endereço virtual do conteúdo de estudo), permitindo ao aluno tomar conhecimento e realizar leitura antecipada à aula programada.

Data de início e término: 17/5 a 23/6 de 2022

Turma, horário e carga horária: O conteúdo programático será aplicado em 15 encontros (3 vezes na semana), com 2 horas/aulas cada, totalizado 30 HORAS/AULAS (online e ao vivo), mais 10 HORAS/AULAS BÔNUS (participação facultativa no Fórum de Dúvidas – módulo VII). O aluno deve optar em sua inscrição, qual turma pretende cursar (observar o horário de aula), dentre:

PROGRAMAÇÃO DAS TURMAS – HORÁRIO DAS AULAS
HORÁRIO POR TURMA 3ª feira 4ª feira 5ª feira QUANTIDADE HORAS/AULAS
1ª TURMA: das 9h às 11h 2 h/a 2 h/a 2 h/a 15 encontros de 2h/a = Total 30 h/a + 10h/a bônus
2ª TURMA: das 16h às 18h 2 h/a 2 h/a 2 h/a 15 encontros de 2h/a = Total 30 h/a + 10h/a bônus
3º TURMA: das 19h às 21h 2 h/a 2 h/a 2 h/a 15 encontros de 2h/a = Total 30 h/a + 10h/a bônus

Valor promocional de R$ 580,00, com pagamento até o dia 02/05/2022, após esta data o valor será de R$ 725,00.

Formas de pagamento:

  • Pix chave: CNPJ 07.623.710/0001-17
  • Boleto bancário
  • Cartão de Crédito
  • Transferência Bancário

Dados bancários: Banco 037 – Banpará; Agência 0020; Conta Corrente nº 824.876-1.

A inscrição, desistência ou substituição de inscrito é necessário a confirmação com no mínimo 2 (dois) dias úteis de antecedência da data de início da realização do curso. A inscrição realizada por órgão público deve ser enviada a nota de empenho e ordem de serviço, devidamente assinada pelo ordenador de despesa. A empresa é optante pelo Simples Nacional, não cabendo a retenção de IR/ISS na fonte das notas de serviços emitidas conforme LC nº 123 e IN-RFB nº 765/2007. Pela desistência o reembolso ocorrerá em até 7 (sete) dias, após o registro do comunicado tempestivo.

Conteúdo Programático

O curso está estruturado em 6 (seis) módulos, totalizando a carga horária de 30 HORAS/AULAS – online e ao vivo, com a participação obrigatória do aluno, mais 10 HORAS/AULAS BÔNUS para participação facultativa no Fórum de Dúvidas – módulo VII. O conteúdo programático esta distribuído:

Propósitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Demonstrar e discorrer sobre os propósitos, projetos e programas mantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as obrigações a serem cumpridas pela Entidade Executora (EEx – Secretaria de Educação de Estado ou Municipal) e Unidades Executoras (UEx – Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Caixa Escolar), para recebimento de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Aspectos normativos à Entidade e a Unidade Executora

Apresentar e discutir questões teóricas e casos práticos, relacionadas à personificação, componentes, definições legais de criação, atribuições e administração da execução financeira por parte da Entidade Executora (EEx) e da Unidade Executora (UEx), as atribuições dos participantes na gestão dos recursos financeiros; normas específicas para proceder habilitação e manter sua regularidade com os aspectos jurídicos, fiscais, tributários e contábil; os documentos formais; SIGPC, SIGECON, PDDEweb – objetivos, destinação e sua normatização; aspectos, efeitos e procedimentos para regularização de possível pendência e inadimplência com FNDE, órgãos federal, Municipal e municipal de exercícios anteriores.

Planejamento, elaboração e execução das compras e contratações pela Entidade ou Unidade Executora

Evidenciar de forma teórica e prática os principais conceitos e as normas pertinentes aos instrumentos de planejamento, elaboração e execução das boas práticas para realização das compras e contratações pela Entidade ou Unidade Executora, na forma da Lei de Licitações nº 8.666/1993 e suas recentes alterações introduzidas pela Lei nº 14.133/2021. Pautando-se, nos processos de compras e contratações de bens e serviços – a escolha da modalidade, aspectos da norma e objetivos da licitação, contratação direta (dispensa e inexigibilidade) e chamada pública; a responsabilidade do gestor e fiscal pelos atestes emitidos; tipificação dos crimes relacionados à licitação; apresentando entendimentos do Tribunal de Contas da União (TCU), por fim, simulação de casos práticos.

Propósitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Demonstrar e discorrer sobre os propósitos, projetos e programas mantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as obrigações a serem cumpridas pela Entidade Executora (EEx – Secretaria de Educação de Estado ou Municipal) e Unidades Executoras (UEx – Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Caixa Escolar), para recebimento de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Controle e o dever em prestar de contas

DeApresentar e discutir casos práticos de entrega, desvios, erros (corrigíveis e não corrigíveis) e fraudes nas execuções e prestações de contas do PDDE, abrangendo: o que é prestação de contas; formas e prazos de encaminhamento; documentos condizentes para prestação de contas; simulação do envio da prestação de contas pelo SIGPC; obrigatoriedade da apresentação da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); emissão de certificação digital (E-CNPJ) para os Conselhos Escolares e demais obrigações impostas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pelo Ministério do Trabalho; correção de valores; diligências; elaboração dos documentos técnicos contábeis e fiscais, do tipo: demonstrações contábeis, livro caixa, livro fiscal, dentre outros; análise e julgamento da regularidade das contas pelo conselho fiscal e do órgão repassador (FNDE e SEDUC); principais falhas detectadas pelo FNDE na execução do PDDE e das ações agregadas.

Conseqüências e sanções pela não prestação de contas

Em uma visão ampla será discutido as possíveis conseqüências e penalidades pela não prestação de contas ou sua apresentação em atraso, qual, macula a noção de gestão pública eficiente, dificultando ou até mesmo inviabilizando o exercício tempestivo da fiscalização da despesa pública. Tais condutas são sancionadas por diversos diplomas legais, dentre elas; as sanções administrativas – Lei nº 8.443/92 (TCU – aplicação de multa e inabilitação para o exercício de cargo em comissão); Lei nº 8.429/92 (atos de improbidade administrativa); dentre outros diplomas legais.

FÓRUM DE DÚVIDAS

O aluno terá acesso ao canal denominado FÓRUM DE DÚVIDAS. Este espaço digital foi pensado para que os alunos no período do curso e até 30 (trinta) dias após sua conclusão, possam suprir suas dúvidas e compartilhar suas experiências sobre os conteúdos apresentados em sala de aula. De forma opcional poderão enviar mensagens eletrônicas (e_mail), fazendo suas perguntas e acessando uma lista de perguntas e respostas e participar dos encontros de estudos online (não obrigatória), distribuídos uma vez por semana, cada um com 2 horas/aulas, totalizando 10 horas/aulas – bônus.

Informações Importantes

Para o recebimento do certificado de conclusão do curso, o aluno deverá ter completado no mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária de aulas propostas no curso dentro do período de tempo estabelecido. As aulas online serão gravadas e disponibilizadas aos exclusivamente aos inscritos, quais, poderão ser computadas em substituição da aula não freqüentada, para cumprimento de certificação. Devendo o cursista também atingir nota final mínima de 60% (sessenta por cento), obtida do resultado (média aritmética) entre as avaliações online ao final de cada módulo.

A KOTA Tecnologia e Auditoria em Finanças Públicas se reserva no direito de alterar a data ou cancelar o evento quando houver insuficiência de inscritos e substituição do instrutor (até 2 dias úteis ao início das aulas) ou por motivo de força maior (até horas antes ou durante as aulas), sendo confirmado por meio de comunicado via e-mail e telefone a todos os inscritos.